Projeto nº 42990 (SI Inovação)
Designação do projeto | Fabrico i4.0 em Material Nobre de Moldes para Injeção Bimaterial de Sistemas de Fixação em Móveis Ready-to-Assemble
Código do Projeto | CENTRO-02-0853-FEDER-042990
Objetivo principal |Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção |Centro
Entidade beneficiária | SRFAM - SERVIÇOS E FABRICAÇÃO DE MOLDES, UNIPESSOAL LDA
Data de aprovação | 22/05/2019
Data de início |11/08/2018
Data de conclusão |10/08/2020
Custo total elegível |1.212.341,36 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 666.787,74 EUR
Síntese do Projeto:
A SRFAM - SERVIÇOS E FABRICAÇÃO DE MOLDES, UNIPESSOAL LDA é uma pequena empresa, constituída em 2006, com sede em Maceira (Leiria), que se dedica à produção de moldes metálicos para injeção de peça plástica, maioritariamente para a indústria automóvel.
A empresa atua com a CAE 25734 «Fabricação de moldes metálicos».
O presente projeto de investimento, denominado «Fabrico i4.0 em Material Nobre de Moldes para Injeção Bimaterial de Sistemas de Fixação em Móveis Ready-to-Assemble», visa capacitar a empresa para a fabricação de moldes bimaterial para produções em elevada escala e com apertadíssimas tolerâncias dimensionais, visando também a diversificação setorial da carteira de clientes (para alcançar o setor do fabrico de mobiliário RTA - Ready-to-Assemble).
Com o projeto verifica-se a introdução de uma atividade secundária, designadamente «Outro comércio por grosso de bens de consumo, n.e.» (CAE 46494), que representará 20% do volume de negócios.
O projeto tem enquadramento na tipologia «Aumento da capacidade de um estabelecimento já existente».
Projeto nº 737 (SI Inovação)
Designação do projeto: IMAVS - Integrated Mould Added Value Solutions
Custo total elegível: 1.788.227,07 €
Apoio financeiro da UE: 1.251.110,05 €
Síntese do Projeto:
Com o projeto, a empresa pretende aumentar a sua capacidade produtiva, através da expansão dos seus recursos tecnológicos e humanos, realizando um forte investimento em equipamento tecnológico inovador, que será acompanhado pelo reforço e alargamento da sua equipa interna.
Está ainda prevista uma alteração fundamental do processo global de produção, que passará pela criação de Células Flexíveis de Produção onde a lógica tradicional de organização/layout por grupos de equipamentos, será substituída pelo sistema de produção flexível segundo a sequência de operações.
Está ainda prevista a diversificação da produção através do alargamento da cadeia de valor com a inclusão de dois novos processos/serviços:
- Realização das atividades de desenvolvimento de peça plástica;
- Inclusão do Processo de Aprovação da Peça de Produção (PPAP), condição diferenciadora para atuar em primeira linha com os clientes do setor automóvel.